Por que vale a pena investir em marketing digital?

Com o mundo todo conectado na internet, investir em marketing digital não é apenas mais uma opção, mas sim, uma necessidade.

Diante de um consumidor cada vez mais presente nas redes sociais e usando o Google como principal fonte para pesquisar produtos e serviços, ter uma estratégia de marketing digital está se tornando indispensável para o crescimento de um negócio.

Empreendedores mais radicais – ou realistas  – costumam dizer até que, não investir em marketing digital é decretar a falência do próprio negócio.

Neste artigo, irei mostrar o porquê é tão importante investir em marketing digital, e porque você deve começar ainda hoje.

Aumento da visibilidade de seu negócio: Mostre sua oferta para o mundo

Eu estou na internet, você está na internet e, acredite: o seu público-alvo também está.

Considerando isso, qual lugar melhor para ampliar a visibilidade de uma marca que não o ambiente online?

Observe ao seu redor e veja: quantas pessoas estão conectadas teclando em seus smartphones e tablets neste momento? Certamente não serão poucas.

E os números confirmam isso: segundo o IBOPE o brasileiro passa mais tempo na internet do que na frente da TV.

Desse tempo, 36% é dedicado às redes sociais, de acordo com a comScore.

Somente com estes dados, acredito que você já está convencido de que seu negócio, definitivamente, precisa estar na internet.

Imagine agora quantas oportunidades de negócios você está perdendo, neste exato momento, por não ter uma presença de destaque na internet que te possibilite ser encontrado por pessoas que querem comprar o que você tem a oferecer.

Sem saber que sua empresa existe você jamais será uma opção para toda essa audiência.

Para ter uma presença de destaque na internet só existe uma saída: Investir em marketing digital.

O kit básico obrigatório do marketing digital

Uma das formas mais básicas de começar a garantir presença na internet é iniciar com o que eu chamo de “o kit básico obrigatório do marketing digital”, composto por Blog, Redes Sociais, Páginas de Vendas e Email marketing.

A presença estratégica de seu negócio nas redes sociais, blog, gestão de e-mail marketing e páginas de vendas bem elaboradas garantem que sua empresa entre definitivamente para o hall de opções do seu público.

1) Blog

Marcus Sheridan, grande executivo do The Sales Lion, disse certa vez: “O bom conteúdo é a melhor ferramenta de vendas do mundo.”

Acredite nele.

Uma das formas mais eficientes para atrair potenciais clientes é disponibilizar em seu blog conteúdo gratuito relacionado a solução que eles procuram.

Além de atrair mais pessoas do que uma venda direta, um bom conteúdo passa a seu público a percepção de que você realmente entende do assunto, gerando confiança e – com a estratégia correta – certamente a venda.

O jogo é simples:

Para as pessoas comprarem de você, elas precisam confiar em você.

Para as pessoas confiarem em você, elas precisam perceber que você tem autoridade no assunto relacionado ao problema que ela busca resolver.

Você compraria um carro de uma marca que não conhece e confia? Você marcaria uma cirurgia se não percebesse que o médico tem autoridade no assunto?  Seu potencial cliente é igualzinho a você.

2) Redes Sociais

A dica aqui é não dar tiro para todos os lados: Resista a tentação de escolher várias redes sociais.

Muitos negócios querem estar em todas as redes sociais ao mesmo tempo, mas acabam não estando em nenhuma. Invista sempre onde seu público mais está presente.

Não adianta investir em Facebook, se seu público está todo no Linkedin, ou vice-versa.

3) Páginas de Vendas

As Páginas de Vendas, ou Landing Pages de vendas, são páginas focadas em oferecer um produto ou serviço específico, utilizando argumentos estratégicos com foco no fechamento da venda, seja imediato (online) ou por telefone.

4) Email Marketing

Acredito que o melhor investimento é aquele te possibilita colher resultados por tempo indeterminado, mesmo após você parar de investir.

O Email Marketing permite exatamente isso: o público que você atinge durante sua ação de marketing digital, estará lá em sua lista, pronto para receber uma nova oferta de forma gratuita, a qualquer momento.

Não confunda email marketing com spam: eu falo de relacionamento, fidelização e vendas, com envios previamente consentidos por pessoas que já mostraram interesse na sua oferta.

Leia mais sobre a importância de una estratégia de email marketing bem elaborada.

Potencial de conversão infinito: Transforme visitantes em clientes

Por ampliar a visibilidade de seu negócio para o mundo, uma boa estratégia de marketing digital tem o poder de converter um gigantesco público em clientes em potencial, o que chamamos de leads.

Leads são aquelas pessoas que, de alguma forma, demonstraram interesse por seu produto ou serviço, seja assinando sua lista de email marketing, solicitando um orçamento, enviando um e-mail com alguma dúvida ou entrando em contato direto.

São pessoas com altíssima possibilidade de comprar de você.

Imagine se você pudesse se relacionar com milhares de pessoas assim ao mesmo tempo.

Somente o marketing digital permite este relacionamento massivo, que é o primeiro passo para um grande crescimento nas suas vendas e lucros.

Fácil fidelização de clientes: Crie uma fonte de lucro inesgotável

Um canal de contato direto do público com sua marca é o melhor caminho para a fidelização. E é exatamente isso que a internet oferece.

Ela permite que seu cliente fale diretamente pra você o que ele espera dos seus produtos ou serviços.

Saiba entrar neste jogo e dê à sua audiência o que ela quer.

Para isso, esteja presente nas redes sociais, interaja, responda às questões levantadas, publique conteúdos de qualidade e ofereça valor ao seu público.

Esse cuidado demonstrado cria e reforça os laços entre a sua marca e a audiência.

O grande benefício de investir em marketing digital vai muito além de gerar vendas, e sim em fidelizar clientes para vender sempre.

Melhor custo-benefício: Atinja mais pessoas pagando muito menos

Se para ter sucesso com uma campanha de marketing tradicional era preciso desembolsar um montante absurdo de dinheiro, com o marketing digital isso é bem diferente.

Na internet você não precisará gastar milhões por alguns segundos de propaganda ou por uma página no jornal.

Com pequenas ações como uma campanha de e-mail marketing, ou mesmo a criação de um site com foco em conversão, bem construído e otimizado para os buscadores, como o Google, você certamente terá resultados satisfatórios.

Resultados comprovados: Calcule o retorno do investimento em tempo real

Ao contrário da mídia tradicional, todas as ações de marketing digital podem ser mensuradas e ter seu retorno comprovado.

Isso mesmo! É possível saber quantas pessoas visitaram sua página, quais delas se tornaram leads, e até mesmo quanto você gastou por cada clique gerado em determinada campanha.

Além disso, é possível calcular o retorno sobre o investimento de suas campanhas, uma forma simples de analisar se o investimento que você fez está dando retorno financeiro.

Mas por onde começar a investir em marketing digital?

Se seu negócio tem pouca ou nenhuma presença na internet, sugiro que comece pelo “kit obrigatório do marketing digital” abordado neste artigo.

Mas não adianta ter as ferramentas se você não conhece as estratégias corretas para utiliza-las e atingir o sucesso.

Neste ponto, você tem duas opções:

Opção 1: Contratar uma agência de marketing para cuidar de todos os detalhes para você.

Caso opte por esta solução, consulte nossa agência clicando neste link, e junte-se a centenas de clientes que nós assessoramos.

Opção 2: Assinar um sistema de marketing que possibilite utilizar estas ferramentas para administrar você mesmo suas campanhas.

Caso opte por esta solução, confira este sistema “tudo em um” que criamos para empreendedores e profissionais de marketing.

 

Ficou alguma dúvida? Compartilhe nos comentário, estamos aqui para ajudar!

 

1 comentário

  • Eduardo Amorim Dicas de Afiliado

    junho 12, 06 2016 12:07:30

    Parabéns pelo conteúdo e estrutura do seu blog! Você trabalha com Marketig e encara esse negócio de forma profissional.

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