Ferramentas da internet: Conheça as opções de redes sociais para posicionar sua empresa

Quando o assunto é redes sociais para empresas, a impressão que temos é que devemos estar em todas, interagir, postar, retuitar, comentar, e por aí vai. A estrutura do seu setor de comunicação precisa ser grande para englobar todas as redes sociais existentes, por isso é preciso conhecer as potencialidades de cada uma e escolher aquelas que podem trazer mais resultados para a sua empresa. Isso não significa estar nas maiores redes sociais, mas sim naquelas em que o seu público efetivamente está. Confira detalhes sobre elas:

Facebook

Inegavelmente a rede social de maior sucesso, o Facebook conta hoje com 86 milhões de usuários apenas no Brasil. É uma das redes mais informais existentes hoje, as pessoas acessam para se relacionar com seu grupo de amigos e para compartilhar suas atividades e pensamentos.

É muito provável que seu público alvo esteja no Facebook, mas não necessariamente significa que é o ambiente ideal para promover sua empresa apenas com anúncios. É preciso entender que as pessoas no facebook não estão interessadas em propaganda, seu conteúdo deve ser de qualidade, e deve ser interessante… Em alguns casos promover sorteios e promoções pode ser uma boa estratégia.

Esta ferramenta por sua amplitude deve ser considerada, mas também deve ser trabalhada estratégicamente para atingir bons resultados!

YouTube

Segundo colocado no ranking de visitações, o YouTube conta hoje com 23,09% das visitações, de acordo com a Serasa Experian. No YouTube o foco é na postagem em vídeos e na criação de canais, os quais os internautas podem assinar. Para se posicionar no YouTube, sua empresa precisa criar conteúdo diferenciado e atrativo, conquistando assinantes e compartilhamentos.

Twitter

O microblog perdeu um pouco da sua fatia de mercado, contudo, continua sendo a rede social mais acessada por dispositivos mobile, como smartphones e tablets. Com um formato enxuto, o Twitter é ideal para dialogar com o seu público de forma dinâmica e ágil, contando coisas do dia a dia da sua empresa ou fomentando algum tipo de discussão na rede. Algumas organizações utilizam esta rede social como o SAC da empresa.

Instagram

A principal rede social de conteúdo fotográfico, o Instragram está cada vez mais sendo utilizado para contar histórias e promover produtos por meio de imagens. Se sua empresa tem imagens interessantes, não deixe de compartilha-las no Instagram, dependendo da qualidade do material, você pode conquistar milhares de seguidores!

Google+

Criado para fazer frente ao Facebook, o Google+ é mais utilizado por profissionais liberais e autônomos, tendo alguns recursos realmente interessantes mas pouco explorados pelas empresas, como é o caso dos círculos de amizade, uma poderosa ferramenta de segmentação de públicos e mensagens. Com ele sua empresa pode dar um ar mais profissional à sua interação nas redes sociais, promovendo inclusive Hangouts, que são vídeos compartilhados com um número limitado de pessoas, promovendo sua empresa para públicos distintos.

Linkedin

Consolidada como a rede social profissional mais bem sucedida, o Linkedin é focado em geração de negócios e networking, portanto, para ser bem vista nesta rede social, sua empresa precisa gerar conteúdo de valor, contribuir para a construção de conhecimento por meio dos debates e interagir com profissionais e outras empresas, construindo sua reputação na rede. Se sua empresa for B2B o Linkedin deve ser sua primeira escolha para promover seus produtos e serviços e conquistar fãs!

É óbvio que existem dezenas de outras redes sociais que você pode investir, como o Pinterest, Slideshare e a mais nova “afronta” ao Facebook, a rede social Ello. Conhecendo bem o perfil do seu cliente, será possível identificar com maior facilidade em quais redes sociais investir, focando seus esforços em resultados efetivos e satisfatórios.

1 comentário

  • Roberto

    março 03, 03 2016 11:18:44

    Ótimo post, muito bem bolado, mandaram muito bem!

Deixe uma resposta