Ferramentas da internet: Anúncios online, entenda mais sobre eles
Anunciar na internet se tornou tão ou mais importante do que anunciar em rádio e televisão. O grande diferencial é que na internet o investimento é muito menor e possui taxas de retorno muito mais atrativas do que as mídias consideradas clássicas. É por isso que micro, pequenos, médios e grandes empresários estão cada dia mais concentrados em anunciar seus produtos e serviços online, visando atingir um público que está constantemente consultando e-mails, redes sociais, aplicativos de notícias, entre outros.
Como parte dessa facilidade de anunciar na rede, estão as ferramentas disponibilizadas para tal, como o Facebook Ads, Google Adwords, Google AdSense e Linkedin Ads. Para traçar um panorama de todas as possibilidades destas ferramentas, vamos falar sobre cada uma delas e para quê servem, além das vantagens que podem trazer para o seu empreendimento.
Banners
Os banners são aqueles anúncios estáticos ou animados que aparecem no topo de sites ou ainda nas laterais. Eles são considerados espaços publicitários, portanto seu valor é definido de acordo com o espaço que ocupam na página web e de acordo com a visibilidade da página onde você deseja inserir o seu banner, ou seja, quanto maior visibilidade a página tem, maior será o valor a pagar para ter um banner nela, quem define isso é o dono da página que tem o espaço.
Links patrocinados
Sabe aqueles links que aparecem em destaque nas buscas orgânicas dos motores de busca, como o Google? Esses são links patrocinados, os quais possuem uma segmentação bastante relevante e uma taxa de conversão muito atrativa. Para investir em links patrocinados você deve procurar a plataforma que o faz, realizar um cadastro, montar um anúncio e definir um orçamento para ser gasto com esse anúncio. A cada clique que tiver no seu link patrocinado, você paga para a plataforma.
As plataformas mais conhecidas que trabalham com publicidade com links patrocinados atualmente são o Google e o Facebook, contudo temos ainda o Linkedin e outras plataformas menos comentadas. Vamos falar a respeito desses três por serem os mais importantes e deterem a maior parte dos investimentos neste setor.
Google AdSense
Google AdSense é a plataforma oficial de publicidade do Google. Donos de sites e blogs inscrevem-se na ferramenta para receberem em suas páginas anúncios que tenham afinidade com o seu conteúdo, potencializando seus negócios na internet. Para receber um anúncio do AdSense o site precisa ter conteúdo relevante na sua página, ou seja, não é algo imediato.
Mesmo dando trabalho, o AdSense é a escolha de boa parte dos internautas que deseja ganhar dinheiro com blogs, pois a plataforma dá, além dos anúncios, suporte para o acompanhamento das estatísticas de desempenho da página e do anúncio. A renda do Google AdSense provém exclusivamente do Google Adwords, outra solução que vamos comentar em seguida.
Google Adwords
Esta é a plataforma ideal para quem deseja publicar anúncios na web, ou seja, os links patrocinados. No Adwords o usuário possui um roll enorme de relatórios de acompanhamento do desempenho das campanhas de links patrocinados, permitindo que o anunciante adeque seus anúncios sempre que necessário. No Adwords também são destinados orçamentos para cada campanha de links patrocinados e o anunciante só paga quando um usuário da internet clicar no seu anúncio, ou seja, é uma ferramenta eficaz de conversão de clientes, pois atrai somente as pessoas que realmente estão interessadas no seu produto ou serviço.
Linkedin Ads
O Linkedin Ads funciona nos mesmos moldes que o Google Adwords, oferecendo ao usuário um alto poder de segmentação de público, o que funciona extremamente bem para a geração de negócios na rede. Os anúncios do Linkedin Ads são exibidos em resultados de busca, perfis profissionais, páginas de empresas, grupos e na caixa de entrada dos usuários.
Quanta informação, concorda? Se ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários, teremos prazer em respondê-lo!