5 passos essenciais para ter um site de sucesso
Um bom site, além de bonito, deve ser também planejado de modo que o gerenciamento do conteúdo seja simples e flexível, e constantemente otimizado para chegar e se manter no topo do Google e em outros mecanismos de busca.
Confira a seguir os 5 passos essenciais para ter um site de sucesso e gerar grandes resultados.
1) Tenha um objetivo bem definido
Seu site não deve ser apenas um simples cartão de visitas eletrônico, assim como a maioria dos sites que encontramos na web. Seu site deve ser um canal de relacionamento com seus clientes, um canal que gere autoridade e credibilidade para seu negócio, além do o principal: um canal ativo de vendas. Ao construir seu site, tenha em mente que o objetivo não é simplesmente “ter um site”, mas sim, ter uma ferramenta capaz de gerar resultados para seu negócio.
2) Planeje cada detalhe
Seu site é fácil de navegar? O visitante encontra facilmente o que procura?
Para construir um site de sucesso, você precisa ter muito cuidado com o planejamento de sua estrutura de informações, de modo que a navegação seja fácil e objetiva. Cada bloco, texto, cada detalhe deve estar lá com um propósito.
Com isso, mesmo um site com muito conteúdo parece simples de navegar, pois tem suas seções bem organizadas, e a informação desejada é encontrada rapidamente e com poucos cliques.
Para deixar o planejamento impecável e aplicar as ações de forma eficiente, você pode deixar este serviço nas mãos de quem sabe: uma agência. Além de possuir formação profissional específica nessas áreas (comunicação, publicidade e internet), quem trabalha lá tem muita experiência e sabe exatamente como distribuir as informações e otimizar os resultados.
3) Publique conteúdo relevante ao seu público alvo
Grande parte das pesquisas realizadas na web têm como objetivo a busca de informações e de conhecimento, que é o primeiro passo antes da contratação de um serviço ou para a compra de um produto. Cada segmento de negócios possui características que definem o tipo de conteúdo que o cliente procura no site. Por exemplo: consultorias devem divulgar artigos e notícias, empresas de treinamento podem divulgar calendários de cursos, lojas de equipamentos eletrônicos podem divulgar dicas de uso.
Investir em um conteúdo interessante e bem escrito traz diversos benefícios:
– Os visitantes tendem a ficar mais tempo no site
– Maior credibilidade à marca da empresa
– As pessoas recomendam para amigos e colegas o site de sua empresa
– Melhor posicionamento no Google – Isso mesmo, um site com muito conteúdo conquista melhores posições por dois motivos: Maior quantidade de palavras relacionadas às buscas e LINKS EM OUTROS SITES, que é um dos critérios de maior importância para o Google.
Uma dica: Não vale copiar conteúdo de outros sites, pois o Google identificará facilmente que seu texto é copiado, podendo punir seu site, deixando-o entre os últimos colocado nos resultados de busca. Caso você não seja um bom escritor ou não tenha um profissional em sua equipe capacitado para produzir conteúdo para seu site, uma dica é contratar uma agência especializada em Marketing de Conteúdo. Uma coisa é certa: Se seu site não atende a esta demanda, algum concorrente irá atender.
4) Seja encontrado
Divulgue seu site nas redes sociais, blogs, e todos os canais que conseguir. Contrate uma agência ou profissional qualificado para otimizar seu site para os principais sites de busca (Google, Yahoo. Bing), fazendo com que apareça na primeira página.
Dica: Estar presente em todas as redes sociais e não tirar proveito delas é como ter um Camaro e não saber dirigir. De nada adianta ter uma página no Facebook ou perfis no Twitter, Instagram e Pinterest se você não souber usá-los para dar visibilidade ao seu site e aumentar suas vendas.
5) Escolha bem a hospedagem de seu site de sucesso
A escolha de um bom provedor e plano de hospedagem é fundamental para o sucesso do site. Sites que “saem do ar”, perdem conexão com o banco de dados, exibem erros ao carregar, além arruinarem a sua credibilidade, mandam o visitante e possível cliente embora em questão de segundos (talvez para sempre).
Hospedagens ruins também podem atrapalhar suas caixas de e-mail, fazendo com que você perca possíveis contatos de clientes sempre que o servidor sai do ar. Imagine a seguinte situação: você está esperando aquele e-mail importantíssimo de confirmação de uma venda, que seu cliente tenta enviar, sem êxito , pois o e-mail insiste em retornar a caixa postal com mensagem de “falha no servidor” (situação comum que você já deve ter enfrentado algumas vezes ao enviar e-mails, não?), fazendo com que você nunca receba a mensagem, e consequentemente perda a venda.
Uma hospedagem de baixa qualidade pode levar o site de sua empresa à falência, da mesma forma como um combustível adulterado ou peças de má qualidade tem tudo para danificar o motor de seu automóvel.
Mais do que isso, uma hospedagem inadequada pode, simplesmente, fazer com que o site de sua empresa perca dinheiro, visitantes (e potenciais clientes) não consigam acessá-lo, além de ser punido pelos buscadores (como o Google), que identificam estas falhas e colocam os sites que não geram uma boa experiência para o usuário fora dos resultados de busca.
Em mais de 10 anos de estrada como CEO da agência digital Art MX, testei junto com minha equipe, de cabo-a-rabo, os principais provedores de hospedagem do Brasil. Dentre os melhores que testamos, recomendo fortemente a Hostgator.
Estes são os principais pontos a levar em consideração se você quer ver seu site sair do anonimato e gerar resultados fantásticos. E você, tem usado alguma outra estratégia para fazer seu site caminhar nas alturas? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua experiência com a Art MX.